CBA conclui processo de aquisição de 80% da Alux e amplia capacidade produtiva de alumínio reciclado

Atuação no mercado de ligas secundárias terá como foco o segmento automotivo, que tem consumido cada vez mais
alumínio para a produção de veículos


São Paulo, 1º  de fevereiro de 2022 – A CBA – Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) – inicia hoje, 1º de fevereiro, o processo de integração da operação da Alux do Brasil, localizada em Nova Odessa (SP), após a conclusão da compra de 80% da empresa e transferência do controle, efetivados nesta segunda-feira, 31 de janeiro. A CBA tem a opção de compra dos 20% restantes da Alux a partir do terceiro ano da assinatura do contrato. O acordo entre as empresas foi aprovado, sem restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em janeiro.

“A aquisição está alinhada à nossa estratégia de longo prazo de ampliar a capacidade de alumínio reciclado e também reforça o nosso compromisso de produzir alumínio com uma pegada de carbono cada vez menor”, afirma Ricardo Carvalho, CEO da CBA. A Companhia já produz alumínio de baixo carbono e tem como objetivo reduzir 40% da sua emissão de gases do efeito estufa até 2030 nos processos desde a mineração até a etapa de fusão.

 

Nos próximos 100 dias, a CBA promoverá a integração dos negócios. Nesta fase, a Companhia irá desenvolver e implementar as sinergias logísticas, industriais e comerciais entre a Alux e as operações da CBA, avaliando em profundidade as oportunidades de melhoria de eficiência em geral.

“A integração ocorrerá gradativamente, envolvendo empregados, fornecedores e clientes, valorizando e respeitando as pessoas, a diversidade de culturas e ideias, construindo uma base sólida para crescimentos futuros”, explica Carvalho.

Mercado de ligas secundárias

Por estar entre as maiores fornecedoras de ligas secundárias de alumínio no Brasil e possuir como clientes grandes players do segmento automotivo, a unidade da Alux permitirá à CBA entrar em um novo segmento de mercado além de ampliar sua capacidade produtiva de alumínio reciclado em cerca de 20%. A aquisição reforça o posicionamento da CBA no mercado de reciclagem no Brasil e amplia suas bases para expansões adicionais no futuro, incluindo novos mercados.

 

A Alux do Brasil é uma das maiores fornecedoras de ligas secundárias de alumínio no Brasil. Já produziu em toda sua história mais de 400 mil toneladas de alumínio reciclado, com foco em atender o segmento automotivo com portfólio de produtos sustentáveis incluindo alumínio líquido, lingotes e tolling.

“A integração da Alux ao nosso portfólio, mantém a CBA como protagonista na reciclagem do alumínio no contexto nacional”, completa Carvalho.

Mais espaço na indústria automotiva – O foco de aplicação das ligas secundárias é a indústria automotiva, mercado estratégico para a CBA no fornecimento de ligas para rodas, folhas, chapas e extrudados. Esses produtos de alumínio são utilizados em componentes estruturais em crash management system, barras de proteção de porta e sistema de freios ABS, além de outras aplicações. Com a produção de ligas secundárias, a CBA passará a fornecer também para fabricantes de injeção de peças para motores à combustão, pistões, entre outros.

A CBA acredita que este movimento seja promissor, considerando que o uso do alumínio em aplicações automotivas é uma tendência em todo o mundo, pois o metal melhora a performance, a segurança e o consumo energético dos automóveis e contribui para uma produção veicular sustentável, de alta eficiência energética e baixa emissão de CO2 (gás de efeito estufa).

 

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidrelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor.

A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br

Mais informações para imprensa | FleishmanHillard

Andrea Giardino (11) 99150-4565| andrea.giardino@fleishman.com.br

Cesar Augusto Sampaio (11) 99956-3769 cesar.sampaio@fleishman.com.br

Mapa do Site