Modelo de Governança

Diversidade, Equidade e Inclusão

A CBA acredita que apoiar a diversidade é parte de seu compromisso como uma empresa cidadã. Estamos
engajados no fortalecimento de uma cultura de valorização das pessoas, que tem na diversidade um
de seus pilares de sustentação. Para nós, ambientes diversos refletem pensamentos diferentes,
beneficiando a divergência construtiva, o trabalho em equipe, fomentando a inovação na Companhia e a perenidade
do negócio. Atualmente a CBA possui um comitê de diversidade e mulheres integram o Conselho de
Administração e a Diretoria.

Elevados padrões de gestão

Adotamos os padrões da ISO 31000:2018, uma das melhores práticas internacionais de gestão de riscos.
Mantemos, de forma voluntária, práticas associadas à Lei Sarbanes-Oxley (SOX), assegurando os melhores
parâmetros na avaliação da eficácia dos controles internos sobre as demonstrações financeiras.
A CBA possui um time dedicado para cada tema sensível da companhia, temos comitês dedicados para os
temas de Sustentabilidade, Barragens, Conduta, Proteção de Dados, Diversidade e Crise. (editado)

Assembleia Geral de Acionistas

Aprova as contas e demonstrações financeiras, escolhe os membros do Conselho de Administração e delibera sobre aquisições, incorporações, fusões e avaliação de bens. Pode ainda propor alterações no Estatuto Social.

Acionistas participantes:
– VSA

Conselho de Administração

É eleito pela Assembleia Geral de Acionistas para monitorar o desempenho da Empresa e definir suas grandes linhas de atuação (temas estratégicos e/ou de alto impacto). Conta com seis integrantes, sendo três independentes, que se reúnem seis vezes por ano.

Membros do Conselho de Administração:

Luis Ermírio de Moraes Presidente do CA

Estudou no Colégio Rio Branco e se formou em Engenharia pela Colorado School of Mines. Nos anos 1980 começou a trabalhar na Companhia Níquel Tocantins, da Votorantim, liderando melhorias nos processos técnicos que lhe renderam três patentes. Nos anos 1990, fez a transição da área técnica para gestão dos negócios, tornando-se presidente da Níquel Tocantins. No começo dos anos 2000, acompanhando a evolução da governança da Votorantim, torna-se membro do conselho, cargo que ocupa até hoje. Na mesma época, esteve à frente da Votorantim Novos Negócios, ramo dedicado ao fomento de empresas focadas em inovações tecnológicas, principalmente nos setores de biotecnologia e informática. Foi Chairman da Votorantim Metais (atual Nexa) e conselheiro da Citrosuco. Hoje, atua como conselheiro da Nexa CBA e Votorantim SA.

Franklin Lee Feder Membro independente

É membro do Conselho de Administração da CBA desde 2017. Também é membro de Conselhos de diversas empresas de perfil industrial nos EE.UU. e no Brasil alem de de organizacoes do terceiro setor, como Paccar Inc., Minerals Technologes Inc., AES Brasil S.A., Prumo Logistica S.A., FS Bioenergia alem do Instituto Ethos e WRI Brasil. Também é membro do Conselho Consultivo da Sitawi-Financas para o Bem e do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQ+. Também já foi presidente do Conselho da InterCement e Loma Negra, além do Grupo Encalso, e membro do Conselho Consultivo da Alexander Proudfoot e Unigel. Anteriormente, Franklin foi Presidente da Alcoa para América Latina e Caribe, bem como sócio da Booz, Allen & Hamilton e Technomic Consultores. Tem diploma de graducao pela EAESP/FGV e um MBA pelo IMD Business School.

Eduardo Borges de Andrade Filho Membro independente

Eduardo Andrade é membro do Conselho de Administração da CBA desde 2017 e foi membro do Conselho de Administração da Nexa Brasil até 2018. Ele tem mais de 20 anos de experiência trabalhando com grandes conglomerados industriais e empresas de consultoria internacionais em questões relevantes relacionados à estratégia, desenvolvimento corporativo, finanças corporativas, governança e organização. Andrade é Fundador e Diretor da Otinga Investimentos, uma empresa de private equity com foco em empresas de médio porte no Brasil. Entre 2011 e 2014, foi Diretor de Planejamento Corporativo da VSA e Conselheiro de outras quatro empresas da Holding Votorantim. De 2010 a 2011, foi Vice-presidente de Desenvolvimento Corporativo da Usiminas, empresa siderúrgica, onde foi responsável pelos Negócios de Mineração e Bens de Capital, bem como pela Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e M&A. Antes disso, entre 1997 a 2010, foi sócio da Mckinsey & Company, onde assumiu diversas funções de liderança, como Prática de Materiais Básicos e o Comitê de Conhecimento na América Latina. Iniciou sua carreira profissional como empresário e engenheiro em Minas Gerais. Eduardo Andrade é Engenheiro Civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura e possui MBA pela University of Chicago. O Sr. Eduardo Borges de Andrade Filho também ocupa o cargo de membro do Comitê de Remuneração e Governança da Nexa Resources e o cargo de membro do Conselho de Administração da Nexa Resources.

José Roberto Ermírio de Moraes Filho Membro

Formado em Administração de Empresas pelo Insper, possui cursos de aperfeiçoamento executivo em Harvard, Stanford e Singularity. Em sua trajetória atuou em investment banking no Banco Merril Lynch, e como analista de negócios na Mckinsey & CO. Com conhecimento dos diversos segmentos de atuação da Votorantim, possui no seu DNA forte espírito empreendedor. Em 2005, tornou-se sócio fundador e executivo da Perfin Investimentos, sendo hoje membro do conselho e do comitê executivo da empresa. Em 2013, foi apontado pela Merco/Exame como um dos líderes de melhor reputação do Brasil. Hoje, José Roberto é membro do conselho da Hejoassu, do Instituto Votorantim, da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) e do Conselho Externo de Avaliação da Insper.

Sérgio Ricardo Romani Membro independente

Sergio Romani é membro independente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Auditoria da Companhia desde 2021, possui mais de 38 anos de experiência profissional com diversos cursos de especialização e formação em Contabilidade e Auditoria, Estratégia, Liderança, Governança Corporativa, Gestão de Pessoas, e Desenvolvimento de Negócios, administrados pela EY (Ernst Young), Kellogg Scholl of Business, Harvard Business School e IBGC. Sergio Romani desenvolveu sua carreira na EY ao longo de 36 anos, até a aposentadoria em 2019, trabalhando com empresas de capital aberto no Brasil e principalmente nos USA, em setores diversificados da economia. Suas principais experiências profissionais nos últimos 10 anos na EY incluem: (i) CEO para a Cone Sul da America Latina (Latin America South ± LAS, 5 países) e Chairman do LAS Board; (ii) Membro efetivo do Board Americas e Global da EY (iii) Líder de Auditoria, Consultoria Contábil e Financeira, Fraudes e Investigações na América do Sul e Brasil. Sergio é Sócio da SR Assessoria e Consultoria de Negócios, desde setembro de 2019. Graduou-se em Contabilidade na Universidade Santa Úrsula em agosto de 1989. Hoje ocupa os cargos de membro do Comitê de Auditoria da Vale, membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria da CESP.

Glaisy Domingues Membro

A Sra. Glaisy é graduada em ciências contábeis pela UFF – Universidade Federal Fluminense, com MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV e em Finanças pelo Insper, com mais de 25 anos de experiência nas áreas tributária e financeira, há 17 anos trabalha no grupo Votorantim tendo exercido diversas funções na holding e em empresas investidas, exerce hoje a função de Diretora Executiva da Votorantim SA e atua como membro do Conselho de Administração de algumas empresas investidas.

Comitê de Remuneração e Pessoas

Composto de membros independentes, assessora o Conselho de Administração nos debates sobre este tema.

Membros do Comitê de Remuneração e Pessoas:
– Luís Ermírio de Moraes
– Eduardo Borges de Andrade Filho
– Gilberto Lara Nogueira

Comitê de Auditoria

Composto de membros independentes, assessora o Conselho de Administração nos debates sobre este tema.

Membros do Comitê de Auditoria:
– Sergio Citeroni
– José Ecio Pereira da Costa Júnior
– Sergio Ricardo Romani

Regimento
Regimento Interno Comitê de Auditoria

Comitê de Sustentabilidade

Reconhecemos nossa responsabilidade perante o mercado e a sociedade. Sabemos que nossas ações podem gerar impactos positivos com transformações que vão além do nosso setor. O olhar ESG orienta e estrutura nossas ações e projetos com foco na melhoria da competitividade e geração de valor compartilhado para clientes, fornecedores, empregados e empregadas, bem como a sociedade. Nossa busca pela eficiência e o investimento contínuo em inovação tecnológica estão alinhados ao compromisso de ter uma operação com processos otimizados e de baixo impacto ambiental de forma a produzir um alumínio cada vez mais sustentável. O Comitê de Sustentabilidade apoia a Diretoria neste tema, assessorando os debates sem tomar decisões finais.

Membros do Comitê de Sustentabilidade:
– Sônia Aparecida Consiglio Favaretto
– José Roberto Ermírio de Moraes Filho
– Franklin Lee Feder

Regimento
Regimento Comite Sustentabilidade

Sonia Favaretto

Jornalista, radialista e especialista em Comunicação Empresarial, Sonia Favaretto é presidente do conselho brasileiro da GRI. Foi diretora da B3, onde assumiu a função de presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e também já foi presidente da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Também foi diretora de RH e Comunicação Interna do BankBoston, superintendente da Fundação BankBoston, superintendente de Sustentabilidade e Comunicação Institucional do Banco Itaú e diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Febraban. Favaretto foi reconhecida pelo Global Compact da ONU como SDG Pioneer em 2016, sendo uma das 10 pessoas no mundo que se destacaram pelo trabalho em prol dos ODS. Em 2020, participou do CEO com Propósito, quando recebeu o Prêmio Sabiá-Laranjeira.

Comitê de Finanças
Andrea Cristina Ruschmann

Graduada e pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Andrea atuou no mercado financeiro corporativo por quase 20 anos, tendo sido Diretora Financeira e de Relações com Investidores de empresas como AES Eletropaulo, Tecnisa, Investtur e Brookfield Shopping Center. Seu foco foi em operações de reestruturação societária e financeira, fusões e aquisições e transações no mercado de capitais. Também interagiu com investidores institucionais e fundos soberanos, além dos investidores de varejo das empresas de capital aberto. Nos últimos anos vem se dedicando ao ecossistema de startups, com maior foco em negócios de impacto e propósito, atuando como investidora, empreendedora e mentora. Faz parte do comitê de investimentos da FEA Angels, é “advisor” para fundos de impacto da KPTL e “partner” do Fundo Core Angels Edutechs. Em 2021 concluiu os cursos de formação de Conselheiro de Administração do IBGC e Sustainable Finance de Cambridge.

Glaisy Domingues

A Sra. Glaisy é graduada em ciências contábeis pela UFF – Universidade Federal Fluminense, com MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV e em Finanças pelo Insper, com mais de 25 anos de experiência nas áreas tributária e financeira, há 17 anos trabalha no grupo Votorantim tendo exercido diversas funções na holding e em empresas investidas, exerce hoje a função de Diretora Executiva da Votorantim SA e atua como membro do Conselho de Administração de algumas empresas investidas.

Mapa do Site