Governance Model

Diversity, Equity and Inclusion

currently one woman serves on the Board of Directors and two on the Executive Board.

High standards of Governance

CBA has implemented ISO 31000:2018, the international gold standard for risk management.

We have practices in place for compliance with the Sarbanes-Oxley (SOX) Act, ensuring the effectiveness of internal controls over the financial statements is evaluated to a high standard.

General Shareholders’ Meeting

Approves the Company’s accounts and financial statements, appoints members to the Board of Directors, and decides on mergers and acquisitions and asset valuations. It may also propose amendments to the Company’s By-laws.

Participating shareholders:
– VSA

Board of Directors

The Board of Directors is appointed by the General Shareholders’ Meeting to monitor the Company’s performance and provide high-level direction on strategic and/or high-impact matters. The board has six members, including three independent members, who meet six times a year.

Members of the Board of Directors:

Luis Ermírio de Moraes Chairman of the Board

Estudou no Colégio Rio Branco e se formou em Engenharia pela Colorado School of Mines. Nos anos 1980 começou a trabalhar na Companhia Níquel Tocantins, da Votorantim, liderando melhorias nos processos técnicos que lhe renderam três patentes. Nos anos 1990, fez a transição da área técnica para gestão dos negócios, tornando-se presidente da Níquel Tocantins. No começo dos anos 2000, acompanhando a evolução da governança da Votorantim, torna-se membro do conselho, cargo que ocupa até hoje. Na mesma época, esteve à frente da Votorantim Novos Negócios, ramo dedicado ao fomento de empresas focadas em inovações tecnológicas, principalmente nos setores de biotecnologia e informática. Foi Chairman da Votorantim Metais (atual Nexa) e conselheiro da Citrosuco. Hoje, atua como conselheiro da Nexa CBA e Votorantim SA.

Franklin Lee Feder Independent Member

É membro do Conselho de Administração da CBA desde 2017. Também é membro de Conselhos de diversas empresas de perfil industrial nos EE.UU. e no Brasil alem de de organizacoes do terceiro setor, como Paccar Inc., Minerals Technologes Inc., AES Brasil S.A., Prumo Logistica S.A., FS Bioenergia alem do Instituto Ethos e WRI Brasil. Também é membro do Conselho Consultivo da Sitawi-Financas para o Bem e do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQ+. Também já foi presidente do Conselho da InterCement e Loma Negra, além do Grupo Encalso, e membro do Conselho Consultivo da Alexander Proudfoot e Unigel. Anteriormente, Franklin foi Presidente da Alcoa para América Latina e Caribe, bem como sócio da Booz, Allen & Hamilton e Technomic Consultores. Tem diploma de graducao pela EAESP/FGV e um MBA pelo IMD Business School.

Eduardo Borges de Andrade Filho Independent Member

Eduardo Andrade é membro do Conselho de Administração da CBA desde 2017 e foi membro do Conselho de Administração da Nexa Brasil até 2018. Ele tem mais de 20 anos de experiência trabalhando com grandes conglomerados industriais e empresas de consultoria internacionais em questões relevantes relacionados à estratégia, desenvolvimento corporativo, finanças corporativas, governança e organização. Andrade é Fundador e Diretor da Otinga Investimentos, uma empresa de private equity com foco em empresas de médio porte no Brasil. Entre 2011 e 2014, foi Diretor de Planejamento Corporativo da VSA e Conselheiro de outras quatro empresas da Holding Votorantim. De 2010 a 2011, foi Vice-presidente de Desenvolvimento Corporativo da Usiminas, empresa siderúrgica, onde foi responsável pelos Negócios de Mineração e Bens de Capital, bem como pela Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e M&A. Antes disso, entre 1997 a 2010, foi sócio da Mckinsey & Company, onde assumiu diversas funções de liderança, como Prática de Materiais Básicos e o Comitê de Conhecimento na América Latina. Iniciou sua carreira profissional como empresário e engenheiro em Minas Gerais. Eduardo Andrade é Engenheiro Civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura e possui MBA pela University of Chicago. O Sr. Eduardo Borges de Andrade Filho também ocupa o cargo de membro do Comitê de Remuneração e Governança da Nexa Resources e o cargo de membro do Conselho de Administração da Nexa Resources.

José Roberto Ermírio de Moraes Filho Member

Formado em Administração de Empresas pelo Insper, possui cursos de aperfeiçoamento executivo em Harvard, Stanford e Singularity. Em sua trajetória atuou em investment banking no Banco Merril Lynch, e como analista de negócios na Mckinsey & CO. Com conhecimento dos diversos segmentos de atuação da Votorantim, possui no seu DNA forte espírito empreendedor. Em 2005, tornou-se sócio fundador e executivo da Perfin Investimentos, sendo hoje membro do conselho e do comitê executivo da empresa. Em 2013, foi apontado pela Merco/Exame como um dos líderes de melhor reputação do Brasil. Hoje, José Roberto é membro do conselho da Hejoassu, do Instituto Votorantim, da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) e do Conselho Externo de Avaliação da Insper.

Sérgio Ricardo Romani Independent Member

Sergio Romani é membro independente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Auditoria da Companhia desde 2021, possui mais de 38 anos de experiência profissional com diversos cursos de especialização e formação em Contabilidade e Auditoria, Estratégia, Liderança, Governança Corporativa, Gestão de Pessoas, e Desenvolvimento de Negócios, administrados pela EY (Ernst Young), Kellogg Scholl of Business, Harvard Business School e IBGC. Sergio Romani desenvolveu sua carreira na EY ao longo de 36 anos, até a aposentadoria em 2019, trabalhando com empresas de capital aberto no Brasil e principalmente nos USA, em setores diversificados da economia. Suas principais experiências profissionais nos últimos 10 anos na EY incluem: (i) CEO para a Cone Sul da America Latina (Latin America South ± LAS, 5 países) e Chairman do LAS Board; (ii) Membro efetivo do Board Americas e Global da EY (iii) Líder de Auditoria, Consultoria Contábil e Financeira, Fraudes e Investigações na América do Sul e Brasil. Sergio é Sócio da SR Assessoria e Consultoria de Negócios, desde setembro de 2019. Graduou-se em Contabilidade na Universidade Santa Úrsula em agosto de 1989. Hoje ocupa os cargos de membro do Comitê de Auditoria da Vale, membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria da CESP.

Glaisy Domingues Member

A Sra. Glaisy é graduada em ciências contábeis pela UFF – Universidade Federal Fluminense, com MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV e em Finanças pelo Insper, com mais de 25 anos de experiência nas áreas tributária e financeira, há 17 anos trabalha no grupo Votorantim tendo exercido diversas funções na holding e em empresas investidas, exerce hoje a função de Diretora Executiva da Votorantim SA e atua como membro do Conselho de Administração de algumas empresas investidas.

Remuneration & People Committee

A committee composed of independent members that advises the Board of Directors on related matters.

Members of the Remuneration & People Committee:
– Luís Ermírio de Moraes
– Eduardo Borges de Andrade Filho
– Gilberto Lara Nogueira

Audit Committee

A committee composed of independent members that advises the Board of Directors on related matters.

Members of the Audit Committee:
– Sergio Citeroni
– José Ecio Pereira da Costa Júnior
– Eduardo Borges de Andrade Filho

Regiment
Audit Committee Internal Regulations

Sustainability Committee

Assists the Executive Board in related matters in an advisory capacity, without decision-making authority.

Members of the Sustainability Committee:
– Sergio Citeroni
– José Roberto Ermírio de Moraes Filho
– Sergio Ricardo Romani

Regiment
Internal Regulations of the Sustainability Committee

Site Map