Pular para conteúdo

CBA - Relações com Investidores

Perguntas Frequentes

O contato com a área Relações com Investidores pode ser feito por telefone ou e-mail, nos seguintes números e endereços:
Telefone: +55 (11) 5508-6934
E-mail: ri@cba.com.br
Fale conosco

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado do CBA são divulgados na área de relações com investidores do website da Companhia (www.cba.com.br/ri), e podem ser encaminhados por e-mail às pessoas que se cadastram para receber tais informações. Para se cadastrar no mailing clique aqui.

Todas as demonstrações contábeis consolidadas da CBA oram preparadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, que compreendem as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e os Pronunciamentos, Orientações e Interpretações emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e estão em conformidade com as normas internacionais de contabilidade International Financial Reporting Standard (IFRS) emitidas pelo International Accounting Standard Board (IASB). Mantemos também, de forma voluntária, práticas associadas à Lei Sarbanes-Oxley (SOX), assegurando os melhores parâmetros na avaliação da eficácia dos controles internos sobre as demonstrações financeiras.

Produzimos alumínio do começo ao fim: extraímos a bauxita, processamos o metal e oferecemos desde lingotes até produtos transformados.

Produtos primários: lingotes, tarugos, placas e vergalhões.

Produtos transformados: folhas, chapas, bobinas, telhas, rolos caster e perfis extrudados.

Além disso, realizamos a reciclagem da sucata de alumínio resultante de nosso processo produtivo e oriunda de terceiros, garantindo um maior volume de produção e mais sustentabilidade e rentabilidade aos processos. Somo líder em reciclagem industrial em nosso setor no Brasil.

Saiba mais aqui sobre nosso processo produtivo e nossos produtos.

A cada ano, em média, CBA beneficia 1,71 milhão de toneladas de bauxita e produz 307 mil toneladas de alumínio líquido e 332 mil toneladas de produtos primários e transformados.

Nossos produtos atendem aos mercados de embalagens, automotivo, transportes, construção civil e bens de consumo no Brasil e no exterior. Eles estão presente nas janelas, na bicicleta, no ônibus, nos aviões, em embalagens de alimentos e medicamentos, nos móveis, nos carros, nos eletrodomésticos e em diversos outros itens na vida das pessoas.

Estamos presentes em sete Estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além dos escritórios administrativos em São Paulo (SP) e Caxias do Sul (RS), a temos 4 unidades industriais, 5 unidades de mineração, 21 usinas hidrelétricas, 2 unidades do Negócio Níquel e 2 reservas ambientais. Saiba mais aqui.

Conectamos nosso negócio à geração de valor para o mundo. Isso significa trabalhar em rede com os stakeholders para a melhoria da sociedade e fazer com que o negócio cresça sempre de forma ética e saudável. Essa atuação é apoiada pela Estratégia ESG, que tem como focos:

- No aspecto ambiental, as questões mais relevantes são emissões, energia, água, economia circular, barragens e biodiversidade.

- Do ponto de vista social, os principais elementos são atração e retenção de talentos, saúde, segurança e qualidade de vida, diversidade e inclusão e legado social.

- O item governança envolve ética e transparência, cadeia de valor sustentável e ESG ownership (como avançar com a incorporação da sustentabilidade à cultura da CBA).

Essa estratégia conta com 15 programas, agrupados em 10 alavancas: 4 no pilar ambiental, 2 no social, 3 em governança e uma alavanca transversal a todas as áreas. Serão mais de R$ 1 bilhão investidos nessas iniciativas até 2030.

Nossa preocupação com os direitos humanos se reflete em ações para pessoas de dentro e de fora da Companhia. Respeitamos nossos empregados, oferecemos a eles remuneração justa e cultivamos uma cultura de valorização da diversidade, do desenvolvimento profissional, da saúde e do bem-estar para todos. Reconhecemos os direitos e interesses legais e os costumes locais nas comunidades em que estamos presentes. Realizamos projetos sociais voltados para o desenvolvimento do dinamismo econômico, a educação e o apoio à gestão pública. Aderimos ao compromisso com o Pacto Global e os seus dez princípios sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Os contratos com fornecedores e terceiros trazem cláusulas anticorrupção e que proíbem esses parceiros de praticar qualquer tipo de discriminação e fazer uso de trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo. Para trabalhar conosco, nossos fornecedores também devem aceitar formalmente nosso Código de Conduta e responder a um Questionário de Compliance, fornecendo mais detalhes sobre as práticas e os procedimentos que adotam em suas empresas.

A CBA está engajada em preservar a biodiversidade e combater as mudanças climáticas. Somos referência em reabilitação de áreas mineradas e produção de alumínio de baixo carbono. Cuidamos da água, da energia e dos resíduos. Realizamos a reciclagem da sucata de alumínio resultante de nosso processo produtivo. Fazemos um controle rigoroso das nossas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e recebemos o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol por nosso inventário de GEEs. Obtivemos a nota A- (categoria de liderança) no rating de mudanças climáticas do CDP. Assumimos o compromisso de, até 2030, não dispor resíduos em barragens.

Além disso, temos duas reservas ambientais privadas, administradas pela empresa Reservas Votorantim. Com elas, conservamos os biomas, reduzimos os efeitos das mudanças climáticas, fazemos pesquisas para a preservação da biodiversidade e disseminamos boas práticas de uso do solo e tecnologias mais sustentáveis.

Como resultado desse trabalho, conquistamos a certificação internacional ASI (da Aluminium Stewardship Initiative). Esse selo assegura que o nosso alumínio respeita as melhores práticas sociais, ambientais e de governança globais em todo o seu ciclo de vida.

No Relatório Anual, estão disponíveis as principais estratégias e ações desenvolvidas pela Companhia nos aspectos ambientais, sociais, econômicos e operacionais. Enquanto que nas Demonstrações Financeiras trimestrais e anuais apresentamos nosso resultado financeiro e eventos mais relevantes.

A CBA é controlada pela Votorantim S.A.. Clique aqui para mais detalhes

A CBA distribui dividendos mínimos obrigatórios correspondentes a 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido do exercício anterior.

Adicionalmente dividendos complementares poderão ser pagos, conforme Política de Dividendos.

O Juros sobre Capital Próprio (JCP) foi criado pelo art. 9° da Lei n° 9.249/95 como forma de remuneração adicional aquela decorrente da participação nos lucros, pagos aos acionistas, titulares ou sócios da empresa. Assim, apesar de facultativo, o JCP representa um rendimento extra que os acionistas, titulares ou sócios da empresa recebem além da participação nos lucros.

Os JCP são calculados mediante a aplicação da Taxa de Juros de Longo Prazo – TJLP sobre os valores das contas do patrimônio líquido, exceto a reserva de reavaliação não realizada, ainda que capitalizada, contudo, o efetivo pagamento fica condicionado à existência de lucros, computados antes da dedução dos juros, ou de lucros acumulados e reservas de lucros, em montante igual ou superior ao valor de 2 (duas) vezes os juros a serem pagos. O pagamento do JCP é tratado como despesa no resultado da empresa, sendo dedutível para fins de Imposto de Renda e Contribuição Social.

No mais, os JCP ficarão sujeitos a incidência do imposto de renda retido na fonte aos beneficiários residentes no Brasil e no exterior.

go to top