Pular para conteúdo

CBA - Relações com Investidores

Modelo de Governança

Ética, Respeito, Empreendedorismo e União

Mais do que uma escolha, seguir esses valores é um caminho natural que trilhamos todos os dias para garantir os mais elevados padrões de governança corporativa na CBA.

A ética, a transparência, os direitos humanos e uma atuação anticorrupção nos acompanham em todos os momentos, em todos os relacionamentos. E não sabemos fazer diferente. Acreditamos que só assim aliamos igualdade entre as pessoas, sustentabilidade nas operações e rentabilidade nos negócios.

linha etica telefone 2

CONDUTA E ÉTICA

Não aceitamos atitudes que contrariem a ética e tenham natureza ilegal ou duvidosa. Para relatar qualquer tipo de suspeita de atos contra nosso Código de Conduta, a Política de Anticorrupção ou boas práticas da Empresa, disponibilizamos a nossa Linha Ética.

Esse canal para denúncias, relatos e esclarecimentos pode ser facilmente acessado por todos os empregados e empregadas e pelo público externo, por telefone ou via web. Os registros são confidenciais, anônimos e tratados de maneira imparcial. Todos os casos são apurados e direcionados por uma empresa especializada e independente, de acordo com as políticas internas da CBA e a legislação.

Se você tiver conhecimento de qualquer prática que não esteja de acordo com o nosso Código de Conduta ou com a lei, faça uma denúncia. Você está seguro neste ambiente.

GOVERNANÇA

Organograma

Diversidade e Inclusão

A CBA acredita que apoiar a diversidade é parte de seu compromisso como uma empresa cidadã. Estamos engajados no fortalecimento de uma cultura de valorização das pessoas, que tem na diversidade um de seus pilares de sustentação. Para nós, ambientes diversos refletem pensamentos diferentes, beneficiando a divergência construtiva, o trabalho em equipe, fomentando a inovação na Companhia e a perenidade do negócio. Atualmente a CBA possui um comitê de diversidade e mulheres integram o Conselho de Administração e a Diretoria.

Elevados padrões de gestão

Adotamos os padrões da ISO 31000:2018, uma das melhores práticas internacionais de gestão de riscos.

Mantemos, de forma voluntária, práticas associadas à Lei Sarbanes-Oxley (SOX), assegurando os melhores parâmetros na avaliação da eficácia dos controles internos sobre as demonstrações financeiras.

A CBA possui um time dedicado para cada tema sensível da companhia, temos comitês dedicados para os temas de Sustentabilidade, Barragens, Conduta, Proteção de Dados, Diversidade e Crise.

Aprova as contas e demonstrações financeiras, escolhe os membros do Conselho de Administração e delibera sobre aquisições, incorporações, fusões e avaliação de bens. Pode ainda propor alterações no Estatuto Social.

Acionistas participantes:
- VSA

É eleito pela Assembleia Geral de Acionistas para monitorar o desempenho da Empresa e definir suas grandes linhas de atuação (temas estratégicos e/ou de alto impacto). Conta com seis integrantes, sendo dois independentes, que se reúnem seis vezes por ano.

Membros do Conselho de Administração:

  • Luis Ermírio de Moraes
    Luis Ermírio de Moraes
    (Presidente do CA)
  • Franklin Lee Feder
    Franklin Lee Feder
    (Membro independente)
  • Eduardo Borges de Andrade Filho
    Eduardo Borges de Andrade Filho
    (Membro independente)
  • José Roberto Ermírio de Moraes Filho
    José Roberto Ermírio de Moraes Filho
    (Membro)
  • Glaisy Domingues
    Glaisy Domingues
    (Membro)

Regimento
Regimento Interno Conselho de Administração

Composto de membros independentes, assessora o Conselho de Administração nos debates sobre este tema.

Membros do Comitê de Remuneração e Pessoas:
- Luís Ermírio de Moraes
- Eduardo Borges de Andrade Filho
- Gilberto Lara Nogueira

Composto de membros independentes, assessora o Conselho de Administração nos debates sobre este tema.

Membros do Comitê de Auditoria:
- Sergio Citeroni
- José Ecio Pereira da Costa Júnior
- Eduardo Borges de Andrade Filho

Regimento
Regimento Interno Comitê de Auditoria

Reconhecemos nossa responsabilidade perante o mercado e a sociedade. Sabemos que nossas ações podem gerar impactos positivos com transformações que vão além do nosso setor. O olhar ESG orienta e estrutura nossas ações e projetos com foco na melhoria da competitividade e geração de valor compartilhado para clientes, fornecedores, empregados e empregadas, bem como a sociedade. Nossa busca pela eficiência e o investimento contínuo em inovação tecnológica estão alinhados ao compromisso de ter uma operação com processos otimizados e de baixo impacto ambiental de forma a produzir um alumínio cada vez mais sustentável. O Comitê de Sustentabilidade apoia a Diretoria neste tema, assessorando os debates sem tomar decisões finais.

Membros do Comitê de Sustentabilidade:
- Sônia Aparecida Consiglio Favaretto
- José Roberto Ermírio de Moraes Filho
- Franklin Lee Feder

Regimento
Regimento Comite Sustentabilidade

É composta do diretor-presidente e de sete executivos. Eles fazem a gestão da rotina da Companhia e se reúnem semanalmente para debater e tomar decisões estratégicas relacionadas a projetos e investimentos.

Composição da Diretoria:

  • Ricardo Rodrigues de Carbalho
    Ricardo Rodrigues de Carbalho
    (Diretor-presidente)
  • Luciano Francisco Alves
    Luciano Francisco Alves
    (Diretor de Relações com Investidores e Financeiro)
  • Fernando Varella
    Fernando Varella
    (Diretor do Negócio de Produtos Transformados)
  • Alexandre Vianna
    Alexandre Vianna
    (Diretor do Negócio de Produtos Primários)
  • Roseli Maria de Souza Milagres
    Roseli Maria de Souza Milagres
    (Diretora de Supply Chain e Logística)
  • Renato Maia
    Renato Maia
    (Diretor Jurídico, de Governança e Compliance)
  • Andressa Lamana
    Andressa Lamana
    (Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade)
go to top