Pular para conteúdo

CBA - Relações com Investidores

Glossário

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Autarquia sob regime especial, que tem por finalidade regular e fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no Brasil, zelando pela qualidade do serviço prestado, pelo trato isonômico dispensado aos usuários e pelo controle da razoabilidade das tarifas cobradas aos consumidores, preservando a viabilidade econômica e financeira dos agentes e da indústria.

Não há informações cadastradas

CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Atua sob autorização do Poder Concedente e da regulação e fiscalização da ANEEL, com a finalidade de viabilizar as operações de compra e venda de energia elétrica entre os agentes da CCEE, restritos ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

CDI

Certificado de Depósito Interfinanceiro: título emitido por instituições financeiras com objetivo de captar recursos de outras instituições financeiras.

Commodities

Mercadoria em geral, matéria-prima, passível de padronização quanto à quantidade, qualidade, ponto de entrega, prazo de entrega etc.

Derivativos

Denominação genérica para operações que têm por referência um ativo qualquer, chamado de "ativo base" ou "ativo subjacente" (que em geral é negociado no mercado à vista). Derivativos usualmente têm uma data de vencimento. Exemplos de derivativos são opções de compra/venda, futuros e swaps

Dividendos

Valor distribuído ao acionista como participação nos resultados da companhia.

EBITDA

Indicador de desempenho operacional que elimina os efeitos das decisões financeiras e contábeis do resultado de uma empresa. EBITDA significa earnings before interest, taxes, depreciation and amortization (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

EBITDA Ajustado

EBITDA Ajustado é uma medida não contábil elaborada pela Lopes, consistindo no lucro líquido antes de imposto de renda e contribuição social, resultado financeiro líquido (receitas e despesas financeiras), depreciação, amortização e resultado não-operacional. O cálculo do EBITDA Ajustado não corresponde a uma prática contábil adotada no Brasil, não representa o fluxo de caixa para os períodos apresentados e não deve ser considerado substituto do lucro líquido ou do fluxo de caixa como indicador de liquidez. O EBITDA Ajustado não tem significado padronizado e a definição de EBITDA Ajustado adota pela Lopes pode não ser igual ou comparável à definição de EBITDA ou EBITDA Ajustado utilizada por outras companhias.

Não há informações cadastradas

GSF - Generation Scaling Factor/Fator de Ajuste da Garantia Física

O percentual de energia que todos os participantes do MRE estão gerando em relação ao total da sua Garantia Física.

Hedge

Estratégia de proteção financeira, realizada nos mercados derivativos, para eliminar o risco a que o agente econômico está exposto no mercado à vista. Consiste em assumir no mercado derivativo posição oposta à detida no mercado à vista. Pode ser entendido como um seguro contra o risco de preço do mercado.

IGP-M

Índice Geral de Preços do Mercado: calculado pela FGV, esse índice origina-se de média ponderada de índices que medem a inflação dos preços ao atacado, ao consumidor e da construção civil [respectivamente, o IPA-M (60%), do IPC-M (30%) e do INCC-M (10%)].

IOF

Imposto sobre Operações Financeiras: incide em operações de crédito, câmbio, seguro e títulos e valores mobiliários. O resgate de cotas de fundos de investimento é isento de IOF a partir do 30º dia. O IOF não incide sobre os fundos de investimento em ações.

IPCA

Índice de Preços ao Consumidor Amplo: calculado pelo IBGE, mede a variação nos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendas entre 1 e 40 salários mínimos.

Não há informações cadastradas

Não há informações cadastradas

Libor

London Inter Bank Offered Rate (taxa interbancária do mercado de Londres): taxa preferencial de juros oferecida para grandes empréstimos entre os bancos internacionais que operam com eurodólares.

Liquidez

Maior ou menor facilidade de se negociar um título, convertendo-o em dinheiro.

Lucro Líquido

Faturamento de uma empresa ajustado pelas despesas operacionais, depreciação, juros, impostos e outras despesas.

Margem EBITDA

A margem EBITDA pode ser vista como uma aproximação do fluxo de caixa de uma empresa em cada R$1,00 de receita antes das despesas financeiras ou impostos. A margem EBITDA é calculada como sendo o quociente entre o EBITDA da empresa e sua receita líquida.

MRE - Mecanismo de Realocação de Energia

Mecanismo financeiro que visa o compartilhamento dos riscos hidrológicos que afetam os agentes de geração, buscando garantir a otimização dos recursos hidrelétricos do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Não há informações cadastradas

ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico

Órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É composto por Consumidores Livres, Geradoras, Distribuidoras, Comercializadoras e Transmissoras.

Patrimônio Líquido

Soma de todos os ativos do fundo de investimento subtraindo-se as despesas provenientes da administração do fundo (auditoria e emolumentos) assim como a remuneração do administrador

PLD - Preço de Liquidação das Diferenças

Preço pelo qual é valorada a energia comercializada no mercado de curto prazo. É utilizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE para valorar as diferenças de energia contabilizadas entre agentes do mercado.

Não há informações cadastradas

Rating

Classificação de risco de um banco, de um país ou de um ativo feita por uma empresa especializada

Receita Líquida

Montante que uma empresa efetivamente recebe pelas vendas ou serviços prestados, ou seja, o faturamento (receita bruta) diminuído dos impostos diretos, como Imposto sobre Serviços (ISS), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e demais deduções.

Rentabilidade

É a valorização (ou desvalorização) de um certo investimento em determinado período. A rentabilidade pode ser nominal (ver Rentabilidade Nominal) ou relativa, quando é comparada à rentabilidade de algum outro ativo ou índice.

SIN - Sistema Interligado Nacional

Sistema de coordenação e controle de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil. Consiste em instalações e equipamentos que permitem o suprimento de energia elétrica nas regiões do país interligadas eletricamente. É formado por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Swap

Em termos gerais, são acordos de troca de rendimentos gerados por dois ativos diferentes. Os tipos mais convencionais de swaps são acordos de troca de juros pagos por títulos diferentes ou títulos denominados em moedas diferentes.

Não há informações cadastradas

Não há informações cadastradas

Não há informações cadastradas

Não há informações cadastradas

Não há informações cadastradas

Não há informações cadastradas

Não há informações cadastradas

go to top